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As primeiras impressões significam tudo. Isso é verdade para muitos setores, e o setor imobiliário não é exceção. Das fotos da propriedade ao centro de locação, o número de possíveis pontos de contato da primeira impressão é substancial. No entanto, uma das primeiras e principais áreas a focar é a marca visual da propriedade.
A marca de uma propriedade é a base de seu sucesso de marketing. O design do site, mídia social, anúncios pagos e até materiais impressos dependem de um conjunto formalizado de cores, padrões e outros elementos visuais. O design de qualidade que ressoa com o público pode empurrar rapidamente o cliente em potencial através do funil de vendas, enquanto um design ruim pode fazer exatamente o oposto e mandá-lo para o próximo concorrente.
Tivemos o prazer de conversar com nossa própria Stephanie Blea Lerma, diretora de arte da Poetic, para falar sobre como é o processo de branding na indústria imobiliária e como ela define o sucesso em seu ofício.
Vamos fingir que você tem a tarefa de criar uma identidade de marca para uma propriedade completamente nova. Qual é o processo criativo do início ao fim?
Com novos empreendimentos, geralmente recebemos o nome da propriedade, e é isso – uma lousa completamente em branco. Não importa o tipo de propriedade, nossa abordagem geral permanece a mesma:
Trabalhamos para entender o cliente. Trabalhamos para entender o mercado. Trabalhamos para entregar um produto competitivo pelo qual o cliente se apaixona.
Primeiras coisas primeiro, conhecemos o cliente. Realizamos entrevistas com as partes interessadas para entender sua visão e preferências. Essas conversas também ajudam a preencher as lacunas de certos detalhes sobre a propriedade em si (localização, público etc.). Pessoalmente, tenho o dom de ler nas entrelinhas durante essas reuniões e captar as preferências do cliente – mesmo sem que ele o diga explicitamente. Acho essa parte uma das mais importantes de todo o processo. Em última análise, você deseja que a propriedade seja bem-sucedida no mercado, mas também deseja genuinamente deixar o cliente satisfeito com o produto final.
A partir daí, agendamos uma visita ao mercado. Uma coisa é dizer: “Oh, estamos construindo em [inserir cidade], e aqui estão algumas composições para ver”. Mas muitas vezes, a pesquisa virtual por si só não é suficiente para entender completamente uma propriedade e seus arredores. Isso me lembra uma propriedade em Atlanta que marquei há algum tempo. Não tive a chance de fazer uma visita ao mercado, então o cliente apenas descreveu o perfil típico de estudante da região. Colegiado e academicamente focado é o que eles enfatizaram. “Vamos tornar a marca desta propriedade muito acadêmica e não tão voltada para o estilo de vida.” Mas depois que criei a marca com base nas informações deles, recebi um feedback de que a propriedade não estava tendo um bom desempenho no mercado. Então eles me levaram para Atlanta e, para minha surpresa, o que percebi foi completamente o oposto. Esta área em particular em Atlanta era realmente tão moderna e artística; todos pareciam realmente valorizar moda e estilo. Não é de admirar que a marca não estivesse ressoando! Ver o mercado por nós mesmos nos ajuda tremendamente a entender o público e como podemos criar uma marca que se destaque.
Em seguida, gosto de criar três conceitos de estilo e direção para dar ao cliente múltiplas opções. Apresentamos um stylescape (ou moodboard) para fornecer uma vibe geral de como a marca poderia ser. Inclui tudo, desde cores e padrões até fontes e tratamentos fotográficos. O stylescape nos ajuda a consolidar nossas pesquisas e observações em uma peça digerível e narrativa. Por exemplo, um aluno em College Station, TX, está cercado por nada além de marrom. Talvez uma abordagem estratégica seja experimentar outras cores além do marrom. Contar visualmente uma história sobre por que tomamos certas decisões de design é essencial, e sinto que essa oportunidade ajuda a conectar ainda mais o cliente com a visão.
Nesse ponto, eles podem escolher os elementos de cada opção de que gostam ou não. Escolher as cores da Opção #2, a fonte da Opção #1 e o logotipo da Opção #3, por exemplo. Normalmente é amor à primeira vista e eles sabem instantaneamente qual ideia eles mais amam. Uma vez que decidimos uma direção e fazemos alguns pequenos ajustes, o guia de marca final é entregue – pronto para o desenvolvimento colateral e design do site.